O transporte rodoviário ainda é o principal tipo para escoamento de carga no país. Estima-se que 75,9% dos produtos do Brasil têm fluxo de escoamento realizado via este modal, segundo dados da Pesquisa Custos Logísticos no Brasil, feita pela Fundação Dom Cabral¹. Em estradas sem pavimentação, os custos com transporte podem subir até 50% em relação às estradas pavimentadas.
Estradas sem pavimentação adequada no Brasil são uma normalidade. Segundo o Ministério da Infraestrutura, 87,6% das estradas brasileiras não são pavimentadas. Sejam elas do setor público ou privado, os seus problemas são semelhantes: excesso de poeira, atoleiros, buracos, entre muitos outros.
A EcoMud surgiu com a proposta de mudar este cenário através do programa de inovação aberta da Samarco, chamado “Desafio MinerAll”, e criado para o aprofundamento de estudos sobre o reaproveitamento de rejeitos provenientes do beneficiamento do minério de ferro, estimulando assim a diversificação econômica de territórios mineradores.
Uma solução única que beneficia a todos
A solução desenvolvida pela EcoMud visa a reutilização do rejeito de mineradoras como matéria prima na pavimentação de estradas vicinais e acessos de minas. O grande volume de rejeito aproveitado e seus benefícios econômicos, técnicos e ambientais tornam a solução atrativa para mineradoras, municípios, loteamentos, entre outros setores, agregando ainda um baixo custo na pavimentação e manutenção das estradas.
Benefícios econômicos
O alto custo envolvido na pavimentação asfáltica – a mais utilizada atualmente em nosso país – é um dos grandes impeditivos atuais para que exista uma melhora considerável na infraestrutura interna para transporte rodoviário. O quilômetro do asfalto pode custar entre R$1 e R$1.8 milhões, e pode manter boas condições de usabilidade por cerca de dez anos.
Existem alternativas mais baratas que o asfalto, mas não tão eficientes: a umidificação de estradas vicinais com o uso de caminhões pipa pode consumir cerca de 20 milhões de litros de água por ano e custar até R$250 mil por quilômetro, com uma duração efetiva extremamente baixa, de cerca de 5 horas, e podendo desencadear outros problemas, como dispersão de poeira e até mesmo facilitar o surgimento de buracos ou atoleiros.
Polímeros, por outro lado, possuem uma durabilidade maior – de 6 a 12 meses -, porém sua implantação e manutenção também consomem um alto volume de água em sua aplicação, e a dificuldade do manuseio do material combinada com seu custo de até R$1.025 milhões por km a torna impraticável em regiões com limitações orçamentárias.
A pavimentação feita com a solução da EcoMud possui a mesma durabilidade que o asfalto, soluciona todos os problemas enfrentados nas estradas vicinais e custa 80% menos para implantação e manutenção.
Benefícios técnicos
Ao adotar a solução da EcoMud, mineradoras podem destinar o rejeito para reaproveitamento, garantindo que a disposição do material seja feita de maneira adequada e segura, independente do minério extraído em suas operações. Não apenas isso: como a maioria dos acessos a minas provém de estradas vicinais, a dispersão de poeira, buracos e atoleiros em tempos chuvosos prejudicam o tráfego interno e a eficiência da produção.
Através da implantação da solução de pavimentação da EcoMud, tais problemas são solucionados, otimizando os custos na manutenção de veículos e equipamentos de transporte interno, bem como melhora as condições de trabalho e saúde para seus colaboradores.
Benefícios ambientais
O tratamento do rejeito para a utilização na solução de pavimentação da EcoMud torna-o adequado para reinserção no meio ambiente sem agredi-lo, reduzindo a carga deste material que ficaria em barragens ou cavas. Isso contribui para o meio ambiente, reduzindo o impacto que estes rejeitos teriam na natureza sem tratamento.
Um custo baixo na pavimentação também reflete no consumo de recursos naturais para a sua manutenção: com um pavimento de qualidade, a necessidade de manutenção é reduzida, economizando até 20 milhões de litros de água por ano.
O que estamos fazendo agora?
2020 marca a entrada da EcoMud no mercado, realizando sua primeira obra em parceria com a Samarco e a Prefeitura Municipal de Mariana, em Minas Gerais. Com a pavimentação piloto de cerca de 10km, a EcoMud leva melhores condições de transporte e melhora a qualidade de vida dos 800 moradores das comunidades de Constantino, goiabeiras e Cuiabá. E estamos só começando.
¹: Relatório de Pesquisa FDC: Custos logísticos no Brasil (2017): https://www.fdc.org.br/conhecimento/publicacoes/relatorio-de-pesquisa-33324